As Testemunhas de Jeová provavelmente já tentaram “pregar” para você e se você não é curioso e paciente deve ter recusado. As publicações, eu acompanho, na verdade, apenas a revista Awake ou "Despertai", são todas produzidas pela Watch Tower and Tract Society of Pennsylvania. Eles acreditam que Deus no idioma português se diz “Jeová” e adotam esse nome querendo imitar as palavras do livro da Revelação. Também acreditam que o Reino é um governo real e esse reino terá co-regentes no céu.
Essa religião que muitos de nós chamamos de seita, tem defeitinhos sobre os quais falarei no final do comentário, mas tem lições interessantes também:os justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre. Essa é outra crença das Testemunhas de Jeová e a promessa está registrada no livro de Salmo capitulo 37, versículo 29 na Bíblia. Para eles “a vinda do Reino exigirá uma intervenção de Deus nos assuntos da terra.”
Segundo as Testemunhas de Jeová as profecias finais da bíblia já estão se cumprindo. Mas é bom perceber que as coisas (mesmo biblicamente) funcionam como um jogo: acabam e recomeçam. Nesse sentido, muito coisa hoje no interior das igrejas e no interior de um salão do reino qualquer, acontecem como numa partida de RPG, com jogral e interpretação de personagem e está cada vez mais difícil entender quem é quem. Para mim é muito visível a atuação de cada personagem. Tenho visitado muitas religiões e nunca vi nada mais parecido com jogral do que uma reunião das testemunhas de Jeová.
Eles não admitem conduta imoral (vai saber quantas coisas eles querem dizer com isso...), mentira, roubo, adultério, homosexualidade (impressionante a capacidade que eles têm para ressaltar essa condenação) e como todos sabem “ o mau uso do sangue”. Apesar de toda a parte careta e previsível, as Testemunhas de Jeová me chamam a atenção desde que descobri que eles não acreditam no inferno e afirmam que Deus não vai torturar ninguém. Eles crêem que a vida atual não é tudo que existe e têm completa confiança numa vida futura. Vale a pena conhecer as revistas. Elas falam sobre diversos assuntos sempre dialogando com a ciência. Para quem quer saber mais sobre as publicações: www.watchtower.org. Em geral seus adeptos sentem-se profundamente gratos.
Alaise Beserra