Todos querem medir desempenho
Indicadores de desempenho nos permitem mudar ou manter o rumo de
nossas ações, de processos empresarias e atividades. São ferramentas de
gestão ligadas ao monitoramento e auxiliam no desenvolvimento de qualquer tipo
de empresa. Alto desempenho atrai o sucesso!Tudo que for crítico deve ser monitorado, medido, não apenas
custos, ganhos financeiros ou desperdícios. É possível medir e monitorar até
mesmo coisas abstratas como, por exemplo, a satisfação. Você pode medir o grau
de satisfação de seus clientes, basta criar indicadores precisos, que lhe
permitam acompanhar se os seus clientes estão satisfeitos com o seu produto ou
serviço.
Até mesmo em casa nós medimos o consumo para equilibrar quando for necessário. Se não fizermos isso,
nossa conta bancária vai ter problemas. Se foi possível reduzir gastos, tivemos bom desempenho em nossas
ações. Se não conseguimos, precisamos mudar a estratégia de contenção,
verificar por qual razão a conta está alta. E é assim
também nas organizações.
Indicadores acompanham o movimento da vida organizacional. Se o número de
clientes que reclamou das entregas subiu, houve algum problema que precisa ser
resolvido imediatamente, ou a empresa vai sentir os reflexos logo adiante, com
a redução de vendas. Indicadores também servem para mostrar se as estratégias implementadas
funcionaram ou não e por isso ajudam nas decisões. Mas para que os indicadores funcionem e ofereçam resultados positivos, é necessário
que as informações sejam claras e precisas. Os indicadores mostram resultados, a gestão
resolve. Simples assim.
Alaise Beserra
alaise30@hotmail.com
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