quarta-feira, 25 de abril de 2012

Todos querem medir desempenho


Indicadores de desempenho nos permitem mudar ou manter o rumo de nossas ações, de processos empresarias e atividades. São ferramentas de gestão ligadas ao monitoramento e auxiliam no desenvolvimento de qualquer tipo de empresa. Alto desempenho atrai o sucesso!Tudo que for crítico deve ser monitorado, medido, não apenas custos, ganhos financeiros ou desperdícios. É possível medir e monitorar até mesmo coisas abstratas como, por exemplo, a satisfação. Você pode medir o grau de satisfação de seus clientes, basta criar indicadores precisos, que lhe permitam acompanhar se os seus clientes estão satisfeitos com o seu produto ou serviço.  

Até mesmo em casa nós medimos o consumo para equilibrar quando for necessário. Se não fizermos isso, nossa conta bancária vai ter problemas. Se foi possível reduzir gastos, tivemos bom desempenho em nossas ações. Se não conseguimos, precisamos mudar a estratégia de contenção, verificar por qual razão a conta está alta. E é assim também nas organizações.

 Indicadores acompanham o movimento da vida organizacional. Se o número de clientes que reclamou das entregas subiu, houve algum problema que precisa ser resolvido imediatamente, ou a empresa vai sentir os reflexos logo adiante, com a redução de vendas.  Indicadores também servem para mostrar se as estratégias implementadas funcionaram ou não e por isso ajudam nas decisões.   Mas para que os indicadores funcionem e ofereçam resultados positivos, é necessário que as informações sejam claras e precisas. Os indicadores mostram resultados, a gestão resolve.  Simples assim.

Alaise Beserra

alaise30@hotmail.com


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