quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Bolsa “opera em alta” e você pode subir também

São os chamados ativos, eles que correspondem ao que o noticiário econômico chama de operar em baixa ou em alta. Quando os investidores deixam de comprar e em especial quando deixam de arriscar muito em muitos ativos, a bolsa despenca. È o que aconteceu em 2008. Sem confiança, sem movimento. Mas parece que o mercado voltou ao seu curso. E as corretoras estão tentando conquistar. Esses dias fiz um curso rápido (gratuito) sobre como operar pelo mercado de i-shares. È simples. Tudo online. Você opera em casa. A Bovespa trabalha com 67 empresas. Entre as mais procuradas estão sempre Vale e Petrobras. A brincadeira é seria. As ações podem ser vendidas, compradas e alugadas.
Construído como um fundo diversificado aberto os Fundos negociados em Bolsa ou “Exchange Traded Funds” são fundos de investimentos em índice, com cotas negociáveis em bolsa, como se fossem ações. E as bolsas são centros de negociação de valores mobiliários, que utilizam sistemas eletrônicos de negociação para efetuar compras e vendas desses valores. A BM&FBOVESPA foi criada em maio de 2008 com a integração entre Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) e Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). Segundo o que eu aprendi, existem operações totalmente confiáveis e é possível inclusive comprar um seguro contra perdas exatamente como você faz com o carro. Existe é claro, muitos intermediários entre você e o seu ativo que se dá na seqüência; investidor (você); corretor (todas); gestor (Banco Barclays); administrador (Citibank); Bolsa de Valores (Bovespa); Provedor de Índice (BM&F Bovespa); Formador de Mercado (Citigroup). Mas fazer isso pelo i-share é mais barato. E oferece vários produtos e subprodutos. Pela maneira tradicional de operar na bolsa você gastaria com uma instituição financeira. Mas no caso do ishare a operação é mais direta embora você tenha um auxiliar embutido. Os ishares brasileiros estão começando a fazer sucesso. Esse tipo de investimento é um sucesso em mercados desenvolvidos, chegando a representar quase 40% do volume mercado americano.
Há se conhecer os movimentos do negocio que você está apostando e ter paciência. Investimento na bolsa é coisa para anos, no mínimo 3. Tenho amigas que compraram, venderam e retiraram em menos de 6 meses, mas não é recomendável. Para quem, como eu, só tem curiosidade há o jogo da bolsa na Internet. Achei um que é específico para ativos agrícolas. Se você sabe que o café vai cair entra vendendo (sim isso é possível). Você analisa, compra e acompanha tudo, valendo dinheiro de mentirinha. Uma especie de banco imobiliario virtual, mais especifico. E é bom lembrar, apesar de ter o seu ganho multiplicado você vê de perto o capitalismo selvagem nu e cru. É quase dinheiro inventado mesmo. Um dos cursos que as corretoras oferecem se chama “Como especular na bolsa”! E não é crime. Talvez por isso, cada investidor tem a sua predileção pela empresa que mais "ama". Embora os melhores resultados estejam nas apostas em grupos de maior liquidez. É certo que os mercados de capitais são mais eficientes em países onde existem bolsas de valores mais transparentes. Por aqui, para ter ações em bolsas, a empresa deve ser aberta ou pública, o que não significa que pertença ao governo, e sim que o público em geral detém suas ações. A companhia deve, ainda, atender aos requisitos estabelecidos pela Lei das S.A. (Lei nº 6.404) e pelas instruções da CVM (COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS).

Alaise Beserra
alaise30@hotmail.com

Um comentário: