quinta-feira, 14 de julho de 2011

É fácil reconhecer a imaturidade, diz padre Fidelis

Chegando essa semana do Mosteiro de Santa Cruz, tendo rezado como nunca em toda a vida e feito grandes reflexões, mesmo sem me tornar “católica”, volto mais certa (ou mais católica) de que é possível sim manter a paz e alcançar a plena realização pessoal. Fundado em Coimbra, Portugal, no ano 1131, por um grupo de doze sacerdotes, o Mosteiro dos Cônegos Regulares da Santa Cruz inspirou a construção de outros mosteiros. Seu legado está hoje presente em Guaratinguetá, São Paulo e Anápolis, Goiás. Permanece como um importante centro cultural e acadêmico para formação de jovens noviços.

Quando fui convidada, ou me convidei para conhecê-lo de perto entendi que o tema do retiro seria “Qual é a missão ou vocação da sua vida?”. Fiquei empolgada porque sabia que entre estudiosos de qualquer religião existe muita convicção de que cada um tem uma grande biografia a cumprir no mundo e isso me chama a atenção. Não era não. O tema foi “maturidade”. Fiquei realmente impressionada com o quanto as freiras e padres são atualizados e conscientes do que acontece no mundo, falaram até de cinema 3D e da Lady Gaga!

Para eles, maturidade é algo mais difícil de identificar, mas a imaturidade, ao contrário, pode ser facilmente percebida. Se você tem dificuldade de enfrentar as circunstancias da sua vida, se reclama muito, se não se compromete com nada, se não é feliz a maior parte do tempo isso é um sinal de que você não está “crescendo” para além da estatura. É claro que no fim das contas eles incentivam os jovens a serem “santos” e concluíram suas palestras dizendo que os santos são as pessoas mais maduras.

Interessante que eles falaram de santos da nossa época, como é o caso da Chiara Luce Badano, beatificada recentemente. Ela viveu apenas até os 18 anos de idade. Era uma menina comum que gostava de nadar, jogar tênis, tinha muitos amigos e frequentava bares da moda na Itália, onde morava. Aos 17 anos recebeu a notícia de que estava com um câncer raro e em seguida, que também já tinha dado metástase. Apesar do tratamento, pesado, ela continuava uma pessoa alegre e quando os médicos aconselharam a interrupção da quimioterapia (já que não era mais possível fazer nada do ponto de vista da medicina) ela aceitou a morte mais depressa que seus pais. Escreveu carta ao movimento Focolare dizendo que aceitava sua condição: " S' è non appena veus Gesù, così io quero" ! O documentário de Chiara Luce emocionou muitos adolescentes no mosteiro especialmente quando ela manda costurar um vestido especial para esperar o seu inevitável destino. Saio de lá com a impressão de que conheço muitos santos. Eles podem ser encontrados em qualquer esquina. E é bom aprender com eles.

Alaise Beserra

alaise30@hotmail.com

2 comentários:

  1. Todos temos algo a aprender e a ensinar, algo de santo e de pecador, como na etimologia, têm a mesma origem as palavras saber e sabor, ou economia e ecologia, que, apesar disso, brigam pelo mesmo espaço. Gostei e já votei no TOP BLOG. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olá Alaise... maravilhoso o que você escreveu. E maravilhoso conhecer você também. O nosso encontro vai ser em setembro e voltado para universitários e profissionais (formados e/ou pessoas que desempenhem alguma atividade). Assim que saírem as fichas eu encaminho pra você por e-mail. Tudo bem?
    Beijos... muitos beijos!!!

    ResponderExcluir