quarta-feira, 20 de julho de 2011

Projeto de país: nova grande concepção

"É preciso uma nova grande concepção, definir o que será esse quarto grande projeto de Brasil. É o que eu digo ao governo", disse o ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, em entrevista ao Estado de S. Paulo. Ele, que está escrevendo o livro "A solidão do corredor de longa distancia" para dar um diagnostico do desenvolvimento no Brasil afirmou também que houve nos últimos 20 anos algumas mudanças importantes como a abertura da economia, metodos modernos de administração de empresas, mas que apesar disso não houve muita estratégia.


Propondo que não exista mais setores primários de baixo conteúdo tecnológico e lembrando inclusive que precisamos de um transporte público à base de trilhos (pois a base de ônibus é coisa brasileira e não é uma opção em nenhum outro país) o ex-ministro do Planejamento cobra do governo um plano e um plano grande que pense na felicidade das pessoas. Defende o humanismo e fala que a cultura transforma, porque o conhecimento cria oportunidades e aumenta a liberdade.


Disse também que em certos setores da economia como é o caso da Tecnologia da Informação um dos grandes problemas no Brasil é não ter grandes empresas! João Paulo dos Reis Velloso fez 80 anos semana passada. Foi fundador do Ipea (Instituto de Pesquisa Economica Aplicada) nunca quis se aliar aos partidos políticos mas se mantem como um militante de um "projeto de país". Sua militancia é por um humanismo renascentista: economico, social, político, ambiental, cultural e até espiritual. Tomara que sua influencia consiga mudar , pelo menos, os rumos do crédito do BNDES, é ou não é?


Alaise Beserra

alaise30@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário