quinta-feira, 28 de julho de 2011

Lama Dorje está na cidade

Manifestações budistas já são bem conhecidas do brasiliense. Lama é um título dado, no budismo tibetano, a um professor de darma. O nome é similar ao termo sancrito"guru",enfim um monge que tem conhecimentos tântricos avançados, para indicar um nível elevado de realização espiritual. O Lama Dorje que foi consagrado por Dalai Lama após passar quatro anos em total silencio, nasceu no Nepal em 1979. Com cinco anos de idade entrou para o mosteiro para aprender filosofia do budismo Tibetano.
Ele está apoiando o instituto Condor Blanco no Chile e no Brasil. Cóndor Blanco é uma organização que oferece formação de lideres. Eles prometem desenvolver no individuo capacidades de enfrentar todos os desafios modernos. Seus cursos incluem coaching, meditação intensiva, danças, fotografia, marketing, bodisatva (prática espiritual para remover obstáculo), Sámkhya, (uma das muitas formas do yoga), numerologia, práticas de ecologia, natural detox vital (desintoxicação do corpo), Bardo Fénix (especie de treinamento para passagem), e Nyma Project (com o objetivo de criar música).

Com a presença de Lama Dorje, algumas dessas atividades estão acontecendo e incluem também pintura em mandalas, oráculo de Padmasambava, consultas medicas e até a tradicional "Cerimônia da Abundancia Tibetana". As inscrições podem ser feitas pelo telefone 96 446044 com Monyeitan ou pelo e-mail monyeitan@yahoo.com.br. Em Brasília temos muitas correntes budfistas: Centro Budista Tibetano Kagyu Pende Gyamtso (Sobradinho), Centro Lamrim (Asa Norte), Centro Zen do Planalto (Fercal), Chagdus Gonpa Padma Ling (Setor de Radio e TV) e Templo Budista Hongwanji (meu preferido que fica na 315 sul). É bom lembrar que está chegando a "38 º Quermesse do Templo Budista de Brasília", como sempre nos finais de semana do mês de agosto.


Alaise Beserra
alaise30@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário